Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Energias Renováveis na RAM

Escola: Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)
Autores (alunos): Natalina Graça Sargo Camacho, 8.º B

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

ENERGIAS RENOVÁVEIS NA RAM

Escola: EB 23 Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade

Professor responsável: José Campos Carreira

Aluna: Natalina Graça Sargo Camacho, 8.º B

 

Memória descritiva:

Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, tendo por objetivo alertar a população para a utilização sustentada dos recursos energéticos, dada a sua importância para a sobrevivência da nossa espécie, bem como para a importância de adotarmos alternativas sustentáveis aos recursos energéticos não renováveis, particularmente no que concerne aos combustíveis fósseis, cuja utilização desregrada tem vindo a comprometer seriamente não apenas o futuro da humanidade mas de todo o planeta. As energias renováveis, visto constituírem fontes de energia “limpas”, inesgotáveis e com impacte mínimo sobre os ecossistemas, são assim apresentadas como a alternativa do presente tendo em perspetiva o futuro sustentável do planeta Terra, a solução que poderá marcar a diferença no planeta que teremos amanhã.

Nesse sentido, a autora do trabalho auscultou a opinião de cinco pessoas de uma faixa etária superior, todas moradoras no concelho da Ribeira Brava – concelho no qual a escola se encontra inserida –, no sentido de aferir o seu conhecimento / opinião relativamente à utilização deste tipo de energias. Constata-se que a generalidade dos entrevistados revela muita desinformação acerca deste tema, e que, não obstante uma perspetiva globalmente positiva acerca do tema, a justificação geral atribuída pelos populares para a não adesão a este tipo de energias alicerça-se fundamentalmente em motivações económicas, nomeadamente aquilo que, consideram, constitui o elevado investimento inicial em equipamentos que a utilização deste tipo de energias requere.

A repórter deixa no final diversas questões para reflexão do telespetador, destacando também o papel da escola enquanto instituição à qual incumbe esclarecer, informar e sensibilizar a população.      

    

Link Youtube:      


Ficheiros: