Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Pegada Ecológica

Escola: Escola EB1/JI Nº5 do Barreiro (Barreiro)
Autores (alunos): Turma do 4º ano da EB1/JI Nº 5 do Barreiro

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

a) Processo de Conceção e de Elaboração A partir do momento que tomámos conhecimento do concurso em vigor, informámos os alunos e sugerimos que pesquisassem e propusessem histórias e/ou guiões para encenar. Os alunos receberam a proposta com agrado e relataram o que pesquisaram em documentos, brochuras e vídeos que encontraram na Internet. Nesse momento, iniciou-se um debate do qual foram retiradas as ideias principais e aplicadas num exercício de escrita criativa. Tendo como base a história idealizada pela turma do 4º ano, elaborou-se um guião e convidou-se toda a escola para participar. b) Metodologia Utilizada Para a realização deste projeto optou-se pela descoberta do saber, pela procura de informação. Para tal, foram lançadas algumas questões que despertaram o interesse das crianças fazendo com que a curiosidade fosse condutora da sua pesquisa. As pesquisas foram realizadas em casa e na biblioteca escolar, servindo de base para debates e discussões sobre o tema. Procurando oferecer aos alunos autonomia, responsabilidade e interesse na procura pelo saber. c) Articulação do Trabalho com os Conteúdos Curriculares. O projeto permitiu aprofundar temas específicos da matéria de Estudo do Meio, enriquecer a Língua Portuguesa com a escrita criativa e estudar os gráficos na área da matemática. O desenvolvimento da expressão corporal parece-nos de extrema relevância, tanto para futuras atividades semelhantes como para o desenvolvimento pessoal e social de cada participante. d) Fontes de Pesquisa Apesar de não nos ser possível assinalar todas as fontes devido às pesquisas voluntárias e autónomas dos alunos, deixamos as referências dos documentos cedidos à turma: - www.simarsul.pt/Document/Formulario_Pegada.pdf - http://www.simarsul.pt/