Trabalhos Apresentados
2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)
Poupar energia em casa.
Escola: Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)
Autores (alunos): Ana Catarina Ribeiro Guerreiro, Fábio Alexandre Cravosa Monteiro, Marisa Alexandra Gomes Estanqueiro, Sofia Isabel Páscoa Perdigão
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Memória descritiva:
Agrupamento Vertical de Vendas Novas
Escola Secundária de Vendas Novas
Professora responsável: Maria Olívia Azevedo Fernandes do Couto
Alunos:
Ana Catarina Ribeiro Guerreiro 15 anos
Fábio Alexandre Cravosa Monteiro 14 anos
Marisa Alexandra Gomes Estanqueiro 14 anos
Sofia Isabel Páscoa Perdigão 14 anos
Ao longo do 3º periodo foi lecionado o tema “Ambiente e Sociedade” nas aulas de Geografia, 9º ano.
À partida foram apresentados aos alunos alguns pequenos documentários do you tube, bem como um conjunto de fotografias, com o objetivo de sensibilizar para os grandes problemas ambientais.
Passou-se de seguida ao “estudo de casos” em diferentes partes do mundo, com o objetivo de exemplificar problemas ambientais para cada um dos domínios do sistema Terra – Água – Ar. Os alunos pesquisaram as causas dos problemas e respetivas consequências. Foi dado destaque à produção e consumo de energia.
Em trabalho de casa os alunos identificaram problemas no local onde vivem, nomeadamente problemas relacionados com o consumo de energia. Tomaram conhecimento que o Município de Vendas Novas aderiu ao Pacto de Autarcas a 22 de Abril de 2010, ao qual no final de 2011 tinham já aderido cerca de 3 350 cidades e municípios da Europa (70 de Portugal). A adesão a este projeto foi mais um passo que o Município de Vendas Novas deu com vista a promover o desenvolvimento sustentável do Concelho.
De seguida os alunos, em grupos de trabalho, tentaram identificar problemas sentidos a nível nacional e local, bem como soluções encontradas, ou seja, as boas práticas desenvolvidas, com o objetivo de termos um desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Por fim apresentaram trabalhos do qual segue uma foto reportagem.
Maria Olívia Couto