Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Escola: Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)
Autores (alunos): Sofia Castro | Rita Tavares | Rute Morais
“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“Uma Gota - Tão pequena e tão poderosa”

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:
Memória Descritiva
O trabalho que se apresenta a concurso desenvolveu-se nas seguintes fases:
1. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Concurso de Fotografia Digital “Eco-Foto-Radar”, dirigido aos alunos da Escola Básica António Alves Amorim. O concurso, que decorreu entre março e maio de 2014, pretendeu despertar sensibilidades para as questões da energia, recursos naturais e intervenção local, em paralelo com o gosto pela fotografia, designadamente na sua componente digital. O concurso não contou com grande adesão dos alunos, eventualmente pelo regulamento exigente que o enquadrou, que obrigava, entre outros quesitos, a legendar as imagens a concurso. A autora da foto vencedora (Rita Tavares) foi convidada a constituir uma equipa e montar um trabalho fotográfico, a partir dessa foto, que observasse as condições do concurso nacional Ecoreporter da Energia. A Rita convidou mais duas colegas do 8º ano.
2. Foi proposto às alunas que lessem e investigassem sobre o tema. Foram-lhes fornecidas pistas para pesquisa cruzada (palavras chave “água”, “energia”, “investigação local” e “reportagem”, “recursos naturais”, “sustentabilidade energética e ambiental”, “tipos e formas de energia”, “energias renováveis”, e links com informação útil). Com a ajuda dos professores de História, Geografia, Ciências Naturais, Educação para a Cidadania e do Coordenador do Jornal Escolar, foi analisado e discutido o material mais relevante recolhido pelas alunas, para a contextualização do problema.
3. Munidas de informação sobre a temática da água (recurso essencial à vida, fonte de energia, reutilização) as alunas “pensaram uma história” para a sua foto (foto 5) e elaboraram um guião de tarefas para ajudar a desenvolver o trabalho. Decidiram seguir o percurso de uma gota de água, desde uma torneira de cozinha até a um moinho, sublinhando a sua importância para a vida, a utilização da água para vários fins, a sua reutilização e o seu contributo para a produção de energia.
4. Paralelamente, percebeu-se a preocupação das alunas em valorizar uma questão cultural e ambiental local que se prende com a requalificação do vale do Rio Uíma, em Fiães (aqui, bem ao lado de Lourosa) e a recuperação do Moinho do “Casqueira”, servido pela corrente do rio. As alunas fizeram uma visita ao moinho, conversaram com o Sr. Joaquim, inteiraram-se do funcionamento e desceram à “cave”, onde observaram toda a engrenagem movimentada pela água.
5. O trabalho de campo e em particular a captura das respetivas fotografias tentou seguir uma linha semântica capaz de contar a história de uma pequena gota de água em jeito, por vezes, algo poético e que se afasta – reconhece-se - do rigor jornalístico de uma fotorreportagem mas, o interesse e o carinho que as alunas colocaram na elaboração do trabalho, mereceram a sua validação para efeito do concurso ErE, mesmo considerando o atraso da sua entrega.
6. As fotos foram editadas de forma a poderem integrar a legenda, numa sequência de seis cenas.