Trabalhos Apresentados
1º Escalão (até aos 15 anos)
Luz natural das salas de aula: mito ou realidade?
Escola: Externato Infante D. Henrique (Braga)
Autores (alunos): Ana Fernandes, Ana Simões, Carolina Mano, Carolina Silva, Daniela Silva, Ivan Vilaça, João Vilaça, Maria Martins, Vitor Martins e Mariana Barreiro (5º Ano)
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Memória descritiva:
O Externato Infante D. Henrique foi alvo de uma análise n que se refere à utilização de luz natural nas salas, ao longo de algumas semanas do 2º e 3º períodos. Com esta investigação ficou provado que a nossa comunidade é cada vez mais amiga do ambiente.
Durante o nosso estudo ficou claro que nos dias nublados há menos salas a utilizar exclusivamente a luz natural e que este número aumenta drasticamente nos dias de sol. Mesmo assim, nos dias nublados, cerca de 50% das salas utilizam a luz natural, mesmo que em acumulação com a luz elétrica, e este valor passa para pelo menos 65% nos dias de sol. Há até alguns edifícios onde este valor chega aos 100%. Até entre a manhã e a tarde há diferenças, em alguns dias observou-se que 50% das salas aproveitam a luza natural e, no mesmo edifício, durante a tarde este valor passava para o 60%.
Detetaram-se ainda alguns problemas que não incentivam a utilização deste tipo de iluminação, nomeadamente, a existência de zonas de passagem de alunos junto às salas, salas que sobreaquecem quando se abrem os estores ou ainda salas que têm luz natural muito reduzida.
Assim, concluímos que ainda há muito a fazer na escola para maximizar a utilização de luz natural, embora seja notória a alteração das mentalidades no que se refere a esta questão. Concluímos ainda que esta evolução se deve à implementação do Projeto Eco-Escolas na escola há mais de uma década, facto que têm contribuído para a criação de ecocidadãos cada vez mais ativos e conscientes.