Edição 2016

Regulamento

Definição do Trabalho

  • 1- Características da videorreportagem
    O vídeo não deverá exceder os 3 minutos. Alerta-se para alguns cuidados na recolha de imagens (recomendando-se o uso de tripé) e som bem como na construção e montagem do vídeo, que deverá reportar uma história onde o tema energia esteja presente.
  • 2- Características da fotorreportagem
    A fotorreportagem deverá «contar uma história» sobre energia, ou seja ter um enfoque em determinado tema/assunto. Deverá ser composta por um conjunto de 6 fotos originais e legendadas (máximo 20 palavras cada legenda). O título da fotorreportagem não deverá exceder as 10 palavras. A resolução das fotos deverá ser entre 150-300 dpi.
  • 3- Memória descritiva e identificação
    Breve texto, que acompanha quer as fotorreportagens quer as videorreportagens, explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho (máx. 150 palavras) A identificação deve ser clara: nome da escola, professor(es) e aluno(s).
  • 4- Envio/publicação do trabalho - até 30 de maio
    Os trabalhos deverão ser publicados pelo professor(a) aqui.
    Os vídeos deverão ser publicados no youtube, vimeo, sapovideos ou qualquer outra rede de social media. O link e a memória descritiva serão depois publicados na página.

Metodologia

A escolha do enfoque com que vai ser tratado o tema energia, deve ter em atenção a importância e possibilidade de investigação das problemáticas a nível local.

A reportagem deverá, dentro do possível, conter entrevistas e dados factuais. A equipa de reportagem deverá documentar-se sobre o tema, delinear um plano de investigação e reportagem para recolha da informação em trabalho de campo e ainda planificar o vídeo final.

O trabalho deverá orientar-se para a procura de soluções fundamentadas e sempre que possível desencadear ações de intervenção coerentes.

Devem ainda ser respeitados os princípios éticos do trabalho jornalístico como a credibilidade das fontes, imparcialidade e recolha de diversas opiniões/ pontos de vista acerca do tema em análise.


Júri

O Júri será composto por: Fundação EDP, ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direção Geral de Educação (DGE/MEC), Agência para Energia (ADENE), Observador, RTP.


Prazos

A inscrição deverá realizar-se até 31 de janeiro.

Os originais deverão ser apresentados a concurso até 30 de maio de 2016.


Prémios

Serão atribuídos 1o, 2o e 3o prémios em cada escalão. Todas as escolas premiadas receberão um certificado/ diploma.

Existem prémios para os alunos e professores.

Prémio-Aluno: action cameras para 3 alunos em cada uma das escolas premiadas em cada escalão.

Prémio-Professor: o professor orientador de cada equipa premiada, em cada escalão, receberá um tablet.