Trabalhos Apresentados
1º Escalão (até aos 15 anos)
Na Escola: todos em sintonia poupamos energia!
Escola: Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo)
Autores (alunos): Diogo Santos, Beatriz Lau e Francisca Pelicas
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Memória descritiva:
Ao longo do ano foi lecionado o tema “ Energia” em diferentes perspetivas na disciplina de Física e Química.
Visto que as turmas do 10º ano estão integradas no programa Eco-escolas, resolvemos participar no projeto Eco-repórter de energia.
Assim as etapas do projeto foram:
1ª etapa: Monitorizar os gastos de energia na escola;
2ª etapa: Os alunos tiraram fotos dos locais mais interessantes da escola relacionados com a temática da energia de modo a concretizar esta fase do projeto;
3ª etapa: Passou-se à fase da seleção das fotos e da colocação das legendas apropriadas. Este trabalho foi realizado em pequenos grupos.
Este projeto “Eco repórter de energia”, na vertente da fotografia teve como objetivo sensibilizar a população escolar para a poupança de energia, tarefa que decorreu ao longo do ano e terá o seu culminar no dia mundial da energia. Os alunos farão diversas ações de sensibilização e terá lugar a realização de uma palestra, com a colaboração da Câmara Municipal, seguida de um debate. Também serão apresentados os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos no âmbito desta temática.
O objetivo foi alertar a comunidade escolar para esta problemática e enraizar em todos comportamentos ecológicos.
Todos em sintonia pela causa da energia!
Foto 1 - Escola: todos em sintonia a nossa escola numa Eco-escola vamos transformar.
A Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes é a sede do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e é frequentada por 535 alunos.
A escola possui uma grande variedade de escolhas a nível de ensino secundário: curso de ciências e tecnologias, curso de humanidades e cursos profissionais como gestão desportiva, cozinha e pastelaria, comércio e informática. Está situada numa zona calma e agradável perto do centro da cidade.
Foto 2 - Bicicleta: todos em sintonia pela cidade vamos pedalar e à escola vamos chegar.
Logo à entrada da escola secundária encontram-se os suportes de bicicletas. Muitos alunos utilizam este meio de transporte ecológico para se deslocar no percurso casa-escola. Temos um percurso ciclável que quase circunda a escola e segue pela cidade até aos arredores. Este meio de locomoção tem vindo a ser incentivado, tanto pelas entidades locais como pela própria escola.
Foto 3- Pilhão: todos em sintonia no ecopilhão as pilhas vamos depositar.
Na nossa escola existem vários pontos onde podemos encontrar um pilhão. Além de promover a reciclagem das pilhas usadas e das baterias dos telemóveis, dos computadores ou máquinas fotográficas, também pretende sensibilizar os alunos para os riscos destes resíduos e a importância da preservação ambiental.
Foto 4- Ecoponto: todos em sintonia os resíduos nos ecopontos vamos colocar.
Em todos os blocos, no bar dos alunos e nas zonas exteriores da nossa escola existem ecopontos para que todos possam fazer a reciclagem do papel, do plástico e do vidro. Nos blocos estão colocadas informações de como reciclar e apelar a esta eco-atitude. Também temos pontos de recolha de óleos e de aparelhos elétricos. Alguns dos espaços na escola estão decorados com material reciclado e que é criativamente utilizado.
Foto 5- Aquecimento: todos em sintonia o problema do aquecimento vamos tentar ultrapassar.
A nossa escola preocupa-se com o bem estar dos alunos, principalmente em relação ao aquecimento das salas e dos espaços nos blocos e polivalente. No inverno a Escola Secundária colocou em todas as salas um aquecedor a óleo, que foi ligado nos dias mais frios. Nos espaços mais abertos estão os aquecedores a gás. Vamos lutar para que haja um sistema de aquecimento que use as energias alternativas.
Foto 6- Horta biológica: todos em sintonia nos trabalhos da horta vamos colaborar.
A horta biológica engloba diversas espécies de vegetais, plantas aromáticas e ainda flores. São os próprios alunos, que com a ajuda dos professores e funcionários, cultivam e fazem a rega da horta. Assim, todos tomam um maior conhecimento das espécies presentes e ganham experiência no âmbito da atividade agrícola. Os produtos da horta são utilizados pelos alunos do curso de cozinha.