Inspiração e (In)formação
Depois de inscrita, a escola receberá mais informações, nomeadamente acerca de uma ação de formação em videoreportagem em preparação.
Neste espaço poderá obter informação diversa sobre, como investigar, o que investigar, visitas a realizar, bibliografia e webgrafia.
Sugestões para o Eco-Repórter da Energia
Neste espaço podes encontrar vários temas para o teu projeto. Boas reportagens!
As palavras-chave deste projecto são: energia, investigação local e reportagem.
Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia. O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.
Apresentam-se de seguida alguns exemplos de temas em que te podes inspirar para a tua investigação.
Nos respectivos guiões de trabalho sugerem-se estratégias de abordagem que conduzirão à realização reportagem.
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Dia Sem Carros nas Cidades
+Em 2000, Bruxelas decidiu que, a partir desse ano a 22 de Setembro se celebraria o Dia sem Carros. Em prol do ambiente, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, aderiram à iniciativa. Desde então, em várias cidades, a circulação de automóveis foi interrompida tendo sido invadidas por bicicletas, skates, patins e outros transportes menos poluidores.
A tua autarquia aderiu ao Dia Sem Carros? Entrevista o Presidente da tua autarquia, ou da autarquia mais próxima, e questiona-o sobre esta iniciativa.
Proposta de guião:
- Que problemas o Dia sem Carros ajudou a minimizar?
- Acredita que o Dia sem Carros pode contribuir para uma cidade mais sustentável?
- Como classifica a adesão dos cidadãos: fraca ou forte?
- Quais considera serem as principais estratégias para diminuir o número cada vez maior de carros nas ruas?
- Como vê a relação carros/ciclistas no trânsito da cidade?
- Que mensagem precisa ser difundida no Dia sem Carros?
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Tarifa Bi-horária/tri-horária
+As tarifas bi-horária e tri-horária pretendem suavizar os picos de consumo e aumentar o consumo no período noturno, oferecendo tarifas mais baixas para os consumos nos períodos da noite e fim-de-semana.
Será que a população está informada sobre as tarifas de energia que existem? Entrevista os teus colegas, os professores, a tua família, os teus vizinhos e descobre!
Proposta de guião:
- Considera os seus gastos com eletricidade elevados? Porquê?
- Que tipo de tarifa aplica na sua casa?
- Em que horários costuma utilizar os grandes eletrodomésticos (como máquinas de lavar roupa e louça, forno ou aquecimento)?
- Sabe da existência de horas de vazio (ou seja, horas em que o consumo em geral é mais baixo e, se consumir energia nessa altura paga menos)?
- As tarifas bi e tri-horárias são a alternativa à tarifa simples porque apresentam uma faturação diferenciada por período do dia e/ou semana, em vez de um único preço por kWh (kilowatt por hora). Sabia da existência destas tarifas?
- É adepto da poupança de energia? Se sim, que medidas/comportamentos adota na sua casa de modo a reduzir os consumos?
- Considera que falar de consumo energético e poupança de energia é uma moda ou uma necessidade real?
- Crê que os consumidores ainda não perceberam a necessidade de se poupar energia?
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Como poupar energia em casa
+Os gastos de energia nas nossas casas podem atingir valores muito altos, colocando em risco a sustentabilidade do planeta. Porém, existem vários truques e dicas que deves pôr em prática e que certamente te ajudarão a poupar energia e a ser mais amigo do ambiente.
Será que a população está informada sobre como podem poupar energia? Entrevista os teus colegas, os professores, a tua família, os teus vizinhos e descobre!
Proposta de guião:
- Considera que falar de consumo energético e poupança de energia é uma moda ou uma necessidade real?
- Crê que os consumidores ainda não perceberam a necessidade de se poupar energia?
- É adepto da poupança de energia? Se sim, que medidas/comportamentos adota na sua casa de modo a reduzir os consumos?
- Tem o hábito de desligar sempre as luzes quando não estão a ser necessárias?
- Opta por comprar lâmpadas economizadoras?
- Quando os aparelhos não estão a ser utilizados, desliga-os da tomada?
- Utiliza a máquina de lavar apenas com a carga cheia?
- Na compra de eletrodomésticos tem em conta a etiqueta energética?
- Utiliza máquina de secar roupa ou seca a roupa ao ar livre?
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Poupança de energia na escola
+As escolas apresentam grandes consumos de energia e, por conseguinte, é urgente utilizar a energia de forma inteligente, ou seja, fazer com que a energia consumida resulte no máximo de benefícios para a escola como um todo. Logo, é perfeitamente viável economizar energia sem reduzir o conforto, bem-estar e a segurança dos alunos, professores e funcionários.
Entrevista o/a diretor/a da tua escola e descobre os consumos de energia e o que está a ser feito para poupar.
Proposta de guião:
- Tendo em conta os últimos anos, os consumos de energia da escola têm diminuído ou aumentado? Porquê?
- Foram implementadas algumas medidas para diminuir o consumo de energia? Se sim, quais?
- As medidas aplicadas estão a ter o efeito pretendido? Fundamente.
- A comunidade escolar conhece as medidas implementadas e a forma como contribuem para a diminuição do consumo de energia? Como foram informados?
- Estão previstas, a curto prazo, algumas medidas para poupança de energia na escola?
- Crê que a comunidade escolar se encontra mais sensibilizada para as questões da poupança da energia?
- Considera que falar de consumo energético e poupança de energia é uma moda ou uma necessidade real?
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A nossa pegada carbónica
+A Pegada Carbónica é o nível de dióxido de carbono que produzimos devido ao nosso estilo de vida. A Pegada Carbónica de cada um depende do seu envolvimento nas questões ambientais e na sua capacidade para tomar medidas e adquirir comportamentos mais “amigos do ambiente”.
Será que a população está informada sobre o que é a Pegada Carbónica? Entrevista os teus colegas, os professores, a tua família, os teus vizinhos e descobre!
Proposta de guião:
- Já ouviu falar da pegada carbónica?
- É adepto da poupança de energia? Se sim, que medidas/comportamentos adota na sua casa de modo a reduzir os consumos?
- Pratica uma Mobilidade sustentável? De que forma?
- Nas suas deslocações diárias, que tipo de transporte utiliza? Porquê?
- Quando se desloca da casa-trabalho-casa, quantos ocupantes seguem no veículo?
- Já ponderou aderir ao sistema de partilha do carro e partilhar custos?
- Tem o hábito de desligar sempre as luzes quando não estão a ser necessárias?
- Opta por comprar lâmpadas economizadoras?
- Quando os aparelhos não estão a ser utilizados, desliga-os da tomada?
- Utiliza a máquina de lavar apenas com a carga cheia?
- Na compra de eletrodomésticos tem em conta a etiqueta energética?
- Utiliza máquina de secar roupa ou seca a roupa ao ar livre?
- Considera que falar de consumo energético e poupança de energia é uma moda ou uma necessidade real?
- Crê que os consumidores ainda não perceberam a necessidade de se poupar energia?
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O papel das Agências de Energia portuguesas
+As agências de energia têm por função apoiar a transição para sistemas energéticos mais sustentáveis. Elas divulgam boas práticas de gestão, fornecem guias informativos e oferecem uma gama de serviços baseados nas necessidades locais específicas.
Conhece as Agências de Energia que existem em Portugal (em: http://www.renae.com.pt/membros.asp) e entrevista os responsáveis sobre as questões da energia.
Proposta de guião:
- Como a Agência trabalha a questão das alterações climáticas?
- Crê que o cidadão conhece o potencial que tem para alterar o rumo de algumas questões ambientais, tal como das alterações climáticas?
- Por que é tão difícil mudar o comportamento dos cidadãos?
- Perante a experiência da Agência, crê que seja possível que ocorra uma mudança no padrão de consumo das pessoas?
- Considera que o fenómeno das alterações climáticas pode ser um catalisador mais eficiente para a transição da sociedade rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável?
- Atualmente 80% do consumo energético mundial é abastecido por combustíveis fósseis. É possível operar alterações necessárias na matriz energética mundial para minimizar o aquecimento global a curto, médio ou longo prazo?
- Considera provável que Portugal aproveite o cenário favorável quanto às energias renováveis?
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O papel dos meios de comunicação social nas questões da energia
+A imprensa desempenha um papel importante na elevação da consciência sobre assuntos ambientais, nomeadamente sobre as questões da energia e alterações climáticas. A comunicação existe para difundir informações, partilhar questões e torna mais fácil a ligação às questões que necessitam de ser do conhecimento de todos.
Entrevista um jornalista especializado na área do ambiente e questiona-o sobre o papel dos meios de comunicação social, e dos profissionais deste meio, na resolução de questões como as alterações climáticas.
Proposta de guião:
- Quais são os principais desafios do jornalista que cobre temas relacionados com o ambiente?
- Nem sempre os cidadãos compreendem alguns temas. Qual seria o segredo ou a melhor tática para explicar temas de difícil entendimento?
- Como avalia a cobertura da imprensa nacional em relação às alterações climáticas?
- Os meios de comunicação social têm cumprido, ou tentado cumprir, a sua função na cobertura das alterações climáticas?
- Qual é sua opinião sobre a importância dos meios de comunicação social como aliados na luta contra as alterações climáticas?
- Crê que os meios de comunicação social têm feito despertar consciências e, ao mesmo tempo, contribuído para o desenvolvimento sustentável?
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Pacto de autarcas
+O Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da Comissão Europeia através de um pacote de ações para as Energias Renováveis e estabelece vários compromissos que devem ser respeitados pelas autarquias aderentes.
A tua autarquia aderiu a este Pacto? Entrevista o Presidente da tua autarquia, ou da autarquia mais próxima, e questiona-o sobre esta iniciativa.
Proposta de guião:
- Em que ano a autarquia aderiu ao Pacto de Autarcas?
- Que compromissos foram assumidos pela autarquia?
- Houve a necessidade de adaptar algumas das infraestruturas municipais de modo a reduzir consumos energéticos?
- Que ações foram tomadas para mobilizar a sociedade rumo aos objetivos do Pacto?
- Aderir ao Pacto de Autarcas implica a realização de Dias da Energia ou Dias do Pacto Municipal. Conseguiram cumprir este objetivo? Se sim, qual o balanço que faz destes eventos?
- Como correu a vossa participação na Conferência anual de Autarcas da União Europeia?
- Considera que o Pacto de Autarcas traz mais-valias para o país? E para o município, em particular?
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Microgeração
+A microgeração é a produção de energia pelo próprio consumidor, particular ou empresa, em pequena escala, para vender à rede, utilizando equipamentos de pequena escala que utilizam as fontes renováveis (solar, eólica, hídrica, biomassa, entre outras).
A tua escola ou algum vizinho obtêm energia a partir da microgeração? Descobre porque resolveram apostar neste tipo de produção de energia.
Proposta de guião:
- Que equipamento(s) utiliza para a microgeração?
- Há quantos anos usufrui deste tipo de produção de energia?
- Porque decidiu apostar na microgeração?
- Quais os benefícios da microgeração?
- Quais dos componentes teve mais peso na escolha da microgeração: económicos ou ambientais? Porquê?
- Usufruiu de algum incentivo para a aquisição do equipamento? Se sim, qual?
- Qual o período de retorno do investimento?
- Aconselha a microgeração aos cidadãos que ainda têm dúvidas sobre este sistema?
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Biodiesel
+O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos. São dezenas as espécies vegetais das quais se pode produzir o biodiesel, tais como ricino, girassol, soja, palma, milho, mas também se podem utilizar os óleos alimentares usados e gorduras animais.
Entrevista vários cidadãos ou colegas da tua escola e descobre o que sabem sobre o biodiesel.
Proposta de guião:
- Sabe o que é o biodiesel?
- Tem conhecimento dos veículos que podem utilizar biodiesel (gasóleo ou gasolina)?
- Estaria disposto a optar por biodiesel, em detrimento do gasóleo, mesmo que seja mais caro? Porquê?
- Considera que o biodiesel é uma solução viável para a redução dos Gases com Efeito Estufa na nossa atmosfera?
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Certificação energética de edifícios
+A certificação energética classifica o desempenho energético de um edifício ou fração autónoma, numa escala de A+ a G e recomenda um conjunto de melhorias. Este Certificado é obrigatório para vender ou arrendar qualquer imóvel e, a partir de Junho de 2012, todos os anúncios para venda ou arrendamento devem indicar classe de desempenho energético.
Será que a população está informada sobre a certificação energética de edifícios? Entrevista os teus colegas, os professores, a tua família, os teus vizinhos e descobre!
Proposta de guião:
- Sabe o que é a Certificação energética de edifícios?
- A sua casa tem Certificado energético? Se sim, qual a classificação obtida?
- No caso de querer vender ou arrendar a sua casa, é obrigatório obter o Certificado. Sabe a que entidade deve recorrer para o obter?
- Conhece a validade de um certificado energético?
- Quem possuir um edifício/habitação bem classificado (com A ou A+) tem acesso a benefícios fiscais em sede de IRS. Considera esta medida incentivadora para adquirir o certificado?
- Considera que a classificação energética de um edifício pode valorizar ou desvalorizar o imóvel?
- Quais considera serem as principais vantagens da Certificação energética de edifícios?
- Crê que a Certificação energética de edifícios é um instrumento eficaz para a redução de consumos energéticos?
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Etiqueta energética de eletrodomésticos
+A etiqueta energética é um rótulo com informações sobre a eficiência energética dos equipamentos. Contém informações sobre os consumos de energia, água, ruído, rendimentos, etc. Desta forma, o consumidor tem ao seu dispor um conjunto de informação que o auxiliará a tomar a decisão mais eficiente.
Descobre se os teus familiares estão informados sobre este assunto.
Proposta de guião:
- Sabe o que é a etiqueta energética?
- Conhece o tipo de informação pode encontrar numa etiqueta energética?
- Considera útil a informação presente na etiqueta energética?
- Consegue enunciar alguns exemplos de eletrodomésticos que têm etiqueta energética?
- Aquando a compra de eletrodomésticos, a classificação energético do equipamento é tida em conta?
- Quais as vantagens ambientais da Etiqueta Energética?
- Considera importante a existência da Etiqueta Energética nos eletrodomésticos? Porquê?
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Construção sustentável
+A construção sustentável é aquela que respeita o ambiente. Também designada porconstrução verde ou pela expressão internacional "Green Building", é um termo usado para designar as práticas construtivas que aumentam a eficiência dos edifícios no que concerne ao uso de energia, água e outros recursos naturais.
Conheces alguém que esteja a construir uma casa? A autarquia está a construir algum edifício público? Questiona-os sobre as opções que tomaram de modo a reduzir consumos energéticos e descobre se aplicaram uma construção sustentável.
Proposta de guião:
- Conhece o termo “Construção Sustentável”? Se sim, onde ouviu?
- Quais são, na sua opinião, as principais vantagens da construção sustentável?
- Conhece algum exemplo de construção sustentável em Portugal?
- Teve em conta a orientação do edifício (norte, sul, este, oeste)?
- Considera a orientação do edifício importante para a redução dos consumos energéticos?
- Teve algum cuidado especial na escolha das janelas?
- Optou por que sistema de aquecimento?
- Privilegiou a luz artificial ou natural?
- Considera que para se aplicar uma construção sustentável é necessário um maior investimento?
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Alterações climáticas
+As alterações climáticas são mudanças importantes no clima que se têm vindo a verificar na Terra ao longo dos tempos. Porém, o Homem tem vindo a acelerar este processo através de emissões de gases poluentes no ambiente (os conhecidos gases com efeito de estufa) e uso excessivo dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural).
Estaremos todos informados sobre o que são as alterações climáticas e os seus efeitos?
Proposta de guião:
- Considera que as Alterações climáticas devem-se, principalmente, a causas naturais (variações lentas na luminosidade do Sol ou nos parâmetros que definem a órbita da Terra em torno do Sol) ou antropogénicas (originados pelo Homem)?
- Na sua opinião, quem são os principais culpados pelas alterações climáticas: o estado, as empresas, os cidadãos, a indústria, os transportes?
- Considera que Portugal já está a sofrer alguns efeitos das alterações climáticas? Se sim, quais são esses efeitos?
- Acredita que as nossas ações quotidianas podem mudar o rumo do clima?
- Que mudanças poderíamos fazer no nosso dia-a-dia de modo a lutar contra as alterações climáticas?
- Sendo Portugal um país com grande extensão de costa marítima, que consequências poderá vir a sofrer relativamente à subida do nível das águas?
- Na sua opinião, os fenómenos naturais que têm assolado vários países do mundo poderão estar relacionados com as alterações climáticas?
- Prevê que o número de fenómenos naturais tais como tornados e sismos poderão aumentar devido às alterações climáticas?
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O papel das associações de defesa do ambiente na área da energia
+As associações de defesa do ambiente, com objetivos gerais de defesa e proteção do ambiente nas suas múltiplas vertentes, têm um papel ativo e muito importante rumo ao desenvolvimento sustentável.
Existe alguma associação de defesa do ambiente no teu concelho? Então prepara uma entrevista e descobre a sua visão e ações desenvolvidas na área da Energia.
Proposta de guião:
- Qual será atualmente o assunto mais preocupante da agenda ambiental no nosso país?
- Do seu ponto de vista, como está a área da Energia a ser “tratada” em Portugal?
- O sector dos transportes é o que apresenta maior índice de crescimento ao nível das emissões de dióxido de carbono e do consumo de combustíveis fósseis. Considera que Portugal está a tomar medidas eficazes para contrariar esta tendência?
- Crê que os veículos “verdes” são o futuro?
- Qual deverá ser o papel do cidadão na luta pela redução dos consumos de energia e aposta na eficiência energética?
- E qual o papel das escolas e alunos?
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Mobilidade Sustentável
+“A mobilidade sustentável é a capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, aceder, comunicar, negociar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos hoje ou no futuro”.
Fonte: World Business Council for Sustainable DevelopmentDescobre quem pratica uma mobilidade sustentável!
Proposta de guião:
- Considera-se um cidadão atento às questões ambientais?
- Pratica uma Mobilidade sustentável? De que forma?
- Nas suas deslocações diárias, que tipo de transporte utiliza? Porquê?
- Quando se desloca da casa-trabalho-casa, quantos ocupantes seguem no veículo?
- Já ponderou aderir ao sistema de partilha do carro e partilhar custos?
- Pondera utilizar, com maior frequência, os transportes públicos? Porquê?
- Avaliaria a compra de um veículo “verde” em detrimento de um veículo que usa combustíveis fósseis? Em que condições?
- Seria capaz de alterar os seus hábitos de deslocação apenas por questões de proteção do ambiente? Porquê?
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Projeto Mobilidade Sustentável
+O Projeto Mobilidade Sustentável tem por objetivo a elaboração/consolidação de Planos de Mobilidade Sustentável para os Municípios selecionados no âmbito do Projeto, visando a melhoria contínua das condições de deslocação, a diminuição dos impactes no ambiente, e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, indo ao encontro das grandes orientações estratégicas comunitárias e nacionais neste âmbito, numa lógica de sustentabilidade. (Fonte: sniamb.apambiente.pt/mobilidade/)
Verifica na página do projeto quais os municípios que aderiram e entrevista o responsável pelo projeto no teu município, ou no município mais próximo.
Proposta de guião:
- Como tiveram conhecimento do projeto Mobilidade Sustentável?
- Como candidatos, quais os passos/fases que tiveram de seguir até terem tido conhecimento que foram um dos municípios selecionados?
- Para elaboração do Planos de Mobilidade Sustentável contaram com o apoio de que Rede de Centros/Departamentos Universitários?
- Dos objetivos estabelecidos no Plano de Mobilidade Sustentável, qual ou quais os que destacaria e porquê?
- Têm efetuado um acompanhamento de verificação da implementação do Plano? Em que medida está a ser cumprido?
- Quais as principais condicionantes para o (in)cumprimento do Plano?
- Considera que o Plano de Mobilidade Sustentável trouxe mais-valias para os cidadãos do município? Quais?
- Quais os projetos, dentro desta área, que têm em mãos e que irão avançar, a curto médio prazo?
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Mobilidade sustentável - Transportes públicos
+“A mobilidade sustentável é a capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade em deslocar-se livremente, aceder, comunicar, negociar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos hoje ou no futuro”. Fonte: World Business Council for Sustainable Development
Os cidadãos podem estar sensibilizados para a prática da mobilidade sustentável, mas se não existir uma rede eficaz de transportes públicos, pouco podem fazer. Entrevista os cidadãos e descobre as suas opiniões.
Proposta de guião:
- Considera-se um cidadão atento às questões ambientais?
- Pratica uma Mobilidade sustentável? De que forma?
- Nas suas deslocações diárias, que tipo de transporte utiliza? Porquê?
- Quando se desloca da casa-trabalho-casa, quantos ocupantes seguem no veículo?
- Pondera utilizar, com maior frequência, os transportes públicos? Porquê?
- Considera que a rede de transportes públicos existente no seu município é adequada às exigências dos cidadãos?
- Que alterações propõe para que um maior número de cidadãos comece a usufruir dos transportes públicos?